O Núcleo Popular Tenda de Oxóssi


    O Núcleo Popular de Umbanda Tenda de Oxóssi é uma associação espírita beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos, constituída a partir dos conceitos da Umbanda, religião brasileira constituída de elementos do catolicismo, do espiritismo e das religiões de matrizes africanas e indígenas.

Atuando há mais de 30 anos,
os trabalhos já vinham sendo realizado
no quintal da dirigente da casa.

O Núcleo Popular de Umbanda Tenda de Oxóssi cumpre a sua missão de “promover a prática da caridade espiritual, social, cultural sem distinção de cor, gênero, orientação sexual ou credo religioso, de forma que possa valorizar as ações comunitárias, participativas, solidárias e beneficentes, com a criação de novas formas de vivência coletiva, cooperativa e solidária, de forma que as pessoas envolvidas possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades”.

Atuando na periferia de São Carlos, cidade do interior do Estado de São Paulo, o Núcleo Popular de Umbanda Tenda de Oxóssi também mantém a iniciativa de desenvolver projetos culturais que possam contribuir no cumprimento de sua missão, respeitando seus valores para alcançar seu reconhecimento social. Dentro desse propósito destacam-se os projetos Tendinha e Atenda Comunidade, com oferta de atividades culturais e educacionais para crianças e jovens de alta vulnerabilidade social, moradoras dos bairros Pacaembu e Jardim Gonzaga. Além da realização de celebrações culturais como a festa de Cosme e Damião.

Em parceria com outros atores sociais Núcleo Popular de Umbanda Tenda de Oxóssi
já ofereceu cursos de Respiração Abdominal, Concentração e Massagem Oriental, ministrados pelo professor Yashiro Yamamoto, mestre em técnicas orientais; Terapia Comunitária, ministrada pela Ialorixá Tânia Carneiro; Palestra sobre “Direitos e Deveres Carcerários” oferecida pela Dra. Célia Regina, criminalista de Ribeirão Preto.

O Núcleo também esteve presente em importantes eventos como o 1º Congresso
Brasileiro de Umbanda do Séc. XXI, organizado em 2007 pela FTU, conhecida então
como Faculdade de Teologia Umbandista, hoje Faculdade de Teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras, instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. E participou do I Encontro Internacional Sobre Violência na Família, Abuso Sexual Infantil, realizado
em setembro de 2007 no teatro Florestan Fernandes, na Universidade Federal de
São Carlos - UFSCar.

Em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, o Núcleo Popular de Umbanda Tenda de Oxóssi integrou o projeto MAPES.

Missão

Promover a prática da caridade espiritual, social, cultural sem distinção de cor, gênero, opção sexual ou credo religioso, de forma que possa valorizar as ações comunitárias, participativas, solidárias e beneficentes, com a criação de novas formas de vivência coletiva, cooperativa e solidária, de forma que as pessoas envolvidas possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.

Visão

Ser reconhecida como instituição religiosa baseada nos conceitos da Umbanda, capaz de disseminar seus conhecimentos também por meio de projetos e atividades de promoção social e cultural, abertos à toda comunidade.

Comentários