23 DE ABRIL COMEMORAMOS "O DIA DE OGUM"

OGUM

Ogum é um orixá cultuado nas religiões de Umbanda e Candomblé, correspondendo a São Jorge, na Igreja Católica no sincretismo religioso. Seu dia é o 23 de abril.

Características

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.

Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

É o protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros.

COR : vermelha
AMALÁ: 14 velas branca e vermelha ou 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca em coité, 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas,. uma manga (melhor a espada), fitas vermelha e branca. Local de entrega, uma campina.
ERVAS: (Banho de descarrego): Aroeira – Pata de Vaca – Carqueja Losna – Comigo Ninguém Pode – Folhas de Romã – Espada de S. Jorge – Flecha de Ogum – Cinco Folhas – Macaé – Folhas de Jurubeba.

Ogum na Umbanda é São Jorge, ou como nós umbandistas o chamamos, São Jorge Guerreiro. Ogum é o orixá que vence demanda, que protege seus filhos e guarda sua casa. Ogum tem em sua falange, outros Oguns que vem em seu nome, alguns deles se apresentam como : Ogum Megê, Ogum de Lei, Ogum Rompe Mato, Ogum Iara, Ogum Sete Ondas, Ogum Beira Mar, entre outros.
O ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE OGUM
Os filhos de Ogum possuem um temperamento um tanto impulsivo, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.
São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

Comentários

  1. ...era São Jorge Guerreiro, minha gente
    cavaleiro da força e da fé..

    ResponderExcluir
  2. Ogum nosso pai salve oguuuuuuuuuuuummmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  3. vermelho e a cor do sangue de meu pai
    e verde e a cor das matas.....

    ResponderExcluir
  4. Com sua espada justiceira, sua estrela a brilhar...salve Ogum Beira Mar!

    ResponderExcluir
  5. ...são jorge guerreiro e de muita fe salve são jorge

    ResponderExcluir
  6. com e lindo ver Sr ogum traballhando

    ResponderExcluir
  7. A bença ogum mege amo muito e tenhp muita fe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem para nós.