Atabaques



ATABAQUES

    O atabaque é um instrumento de percussão tocado com as mãos ou baquetas, tem forte ligação com a natureza pois, são constituídos de couro, madeira e ferragens ou cordas.
São três tipos de atabaques usados em um terreiro o Rum, Rumpi e o Lê. O Rum é o maior com som mais grave, neste atabaque fica o Ogã responsável pelo toque do ponto a ser cantado, o Rumpi é o atabaque médio, e acompanha o toque puxado pelo Ogã do Rum e o Lê é o menor atabaque mais agudo, também acompanha o toque e repica ou dobra o toque para preencher o som tocado.

    Além de serem sagrados na Umbanda e Candomblé por sua importância dentro de um trabalho, também são um dos assentamentos do terreiro, através dos toque e pontos cantados conectam o terreiro e médiuns com os Orixás e guias facilitando a incorporação e protegem os trabalhos de eguns e demandas.
    O Ogã é responsável pelo toque e ponto cantado, existem diversos toques e pontos para cada situação dentro da gira. O Ogã deve conhecer muito bem o andamento e fundamento dos trabalhos de seu terreiro pois, é escolhido pelos Orixás da casa ao qual trabalha por isso para ser Ogã não basta apenas saber tocar o instrumento. Independente do conhecimento de pontos e toques que um Ogã possa ter, em visita em outra casa deve-se respeitar o Ogã daquela casa pois, foi escolhido por aquela casa e conhece os fundamentos da mesma.
    Além dos Cambonos é o único que fica consciente o trabalho inteiro e deve estar atento a tudo que acontece na casa.

TOQUES


    São diversos tipos de toques tais como o Ijexá, Congo de Ouro, Barra Vento, Nagô, Angola, etc. E variações e pontos. Cada terreiro possui seu “repertório” mais usado.


    Por isso é importante que os médiuns do terreiro também procurem aprender os pontos cantados e se possível acompanhem o toque com palmas, isto fortalece a corrente facilitando os trabalhos e protege o terreiro e os consulentes.

Axé!

Comentários