Uma das forças da Umbanda mais incompreendidas, sem dúvida é a Pombagira.
Para quem desconhece sobre assunto "Pombagira" remete a algo ruim, negativo e até promiscuo.
A propagação desse conceito trata-se de desinformação e preconceito de algumas instituições religiosas que associam a Pombagira inúmeras mazelas, tais como sexualidade desenfreada, libertinagem e trabalhos negativos como amarrações de amor.
Representante do empoderamento feminino na Umbanda, Pombagira atua na linha das guardiãs, representam a alma feminina em sua totalidade.
Por que PombaGira é fortemente associada a prostituta?
Pai Rodrigo Queiroz, pontua sobre essa questão em texto psicografado:
– É certo que existem algumas Pombagiras que foram prostitutas e marginais?
– Sim é certo, como também existem Exus que foram a pior espécie de homens, porém, isto é um caso à parte. O que fomos pouco importa, pois no geral, como todos os encarnados, somos espíritos humanos que sofreram sua queda e já lúcidos retomamos nosso caminho de evolução, assumindo um grau e campo de atuação sob regência dos Orixás e guardando à esquerda dos encarnados.
Não há uma receita para saber quem realmente foi Maria Padilha, Mulambo, Sete Saias ou qualquer que seja sua designação, mas o que entendemos é que seu arquétipo e o que ela representa tem muito a nos ensinar.
Alexandre Cumino aborda essa questão no curso Pomba Gira e Exu Mirim “então tem muita coisa por trás disso, do que apenas um espírito humano trabalhando. É isso que nos interessa abordar nesse curso, o reconhecimento de que somos humanos e que erramos. Lidar com espíritos que nos chegam assumindo os próprios erros, se mostrando como são e trazendo verdades e conceitos bem próximos da nossa realidade material, fascina, encanta, assusta? Sim, mas há uma outra questão importante: os tornam muito próximos de nós no dia a dia.”
Pombagira vem para ensinar a mulher que sua força não deve ser ridicularizada, minimizada e muito menos vulgarizada. Ela é o encanto e a sensualidade natural da mulher, a essência do feminino. Foge dos padrões que impõe a sociedade.
Pombagira tem voz, é um corpo (arquétipo) político e uma alma cheia de arte, intelecto e religiosidade. Rubens Saraceni faz uma importante consideração no livro Orixá PombaGira, “é claro que uma mulher altiva, senhora de si, segura, competentíssima no seu campo de atuação.. impressiona positivamente alguns e assusta outros.”
Assim como Pombagira a mulher muitas vezes é mal interpretada e sofre preconceitos, mas assim como Pombagira hoje é dia de ORGULHAR-se em ser MULHER! E não apenas hoje mas em todos os outros dias orgulhe-se em ser mulher!
NOSSO AXÉ A TODAS AS MULHERES!!!
E CLARO LAROIÊ POMBAGIRAS!!!
Referência:
https://umbandaead.blog.br/2016/11/03/a-manifestacao-feminino-na-figura-de-pombagira/
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a sua mensagem para nós.