30 Anos de luta!

  
   
Há 30 anos o Núcleo Popular Tenda de Oxóssi existe, sempre com uma luta diária para difundir os saberes do sincretismo religioso especialmente as religiões de matriz Africana e cristã. Atuamos sempre com ações sociais junto aos mais pobres, temos ritos religiosos e culturais, cursos sobre saberes populares, ervanarias e muitas outras ações que valorizam e difundem a cultura afro brasileira junto à população de São Carlos. Nossa luta não é fácil, nunca tivemos convênios ou outros tipos contribuição do poder público, infelizmente no Brasil apesar de se declarar na constituição um estado laico, em meio a suas autoridades com raras exceções, permeia o preconceito, a discriminação e a negação das religiões de Matriz Africana, São Carlos não é exceção neste caso.
    O Núcleo Popular Tenda de Oxóssi há muitos anos vem se inscrevendo em projetos culturais nos editais da prefeitura e das demais instâncias de governo, infelizmente nunca fomos contemplados, isso não acontece porque nossos projetos são ruins, nossa equipe é competente e com experiência em escrever projetos, a comprovação disso é que são aprovados, mas quando vai pra área da efetivação do convênio e acerto dos repasses esbarra na burocracia do órgão executor, sempre encontra um empecilho.
    A prova disso é que recentemente inscrevemos o projeto saberes populares de terreiro de acordo com o chamamento público da rede de apoio cultural da UFSCar através da FAI, um projeto para apoio e repasse financeiro aos pontos de cultura de São Carlos, seis pontos tiveram seus projetos aprovados, um deles é o nosso.
    No último sábado dia 12/02, participamos de uma reunião com a equipe técnica responsável pelo projeto na UFSCar e que nos foi comunicado que o projeto estava inviabilizado pela burocracia (novamente), mas desta vez tem um viés de descompromisso acompanhado do desinteresse por parte da reitoria da universidade e do governo federal através do MinC em desenvolver tal projeto. O ponto é: o recurso está na universidade desde 2014, agora que tecnicamente estava resolvido inclusive publicado em diário oficial, descobriu se que devia ser aditado o recurso para repasse aos pontos de cultura, esta data foi exatamente dia 13/02/2017. Na mesma reunião nós dos movimentos culturais nos mobilizamos numa cruzada em busca de apoio político porque só isso resolveria o problema. Dividimos-nos em equipes para conversar com todos que poderiam nos ajudar uma luta inglória jogada no colo da sociedade civil mais uma vez, o que em três anos e mais não foi resolvido, buscamos forças pra tentar resolver em dois dias e meio, porque de sábado a segunda-feira não tivemos descanso nesta luta.
    Tivemos vários apoios de pessoas voluntárias, da prefeitura através do prefeito e vice que enviaram uma moção de apoio ao projeto dirigida à reitora, dos vereadores João Muller e Azuaite Martins que fez gestão junto ao MinC. Mas infelizmente não conseguimos êxito no aditamento, ainda é possível reverter à situação, mas depende da vontade política do governo federal.
    A nós cabe a esperança de que as autoridades políticas do país e de São Carlos ainda se sensibilizem com a situação dos pontos de cultura, que o único objetivo é levar ao povo de São Carlos projetos lindos de um mosaico da cultura étnica brasileira, a proposta atingiria diretamente cinco mil pessoas. Mas a cultura não é estagnada, ela se espalha entre os povos.
    O Núcleo Popular Tenda de Oxóssi continuará firme e lutando com a força dos Orixás para que o Brasil e São Carlos reconheçam e valorizem a cultura dos saberes populares e as religiões de matriz Africana. Precisamos difundir o amor e a paz entre os povos, isto nós sabemos fazer.
















 
































































 

Comentários