Salve os Orixás.


Os orixás são espíritos de muita luz que estão trabalhando em seu campo de atuação para nos auxiliar e ainda mais às entidades que estão atuando na sua linha de trabalho.
 
Na Umbanda os orixás não incorporam, são periféricos, devido à sua posição elevada na hierarquia, eles permanecem na esfera astral. Porém, raramente são incorporados pelos médiuns a não ser na forma de falangeiros ou mensageiros.


A Umbanda é uma junção de elementos africanos (orixás e culto aos antepassados), indígenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), católicos (o europeu, que trouxe o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos negros Africanos, Espiritismo (fundamentos espíritas, reencarnação, lei do carma, progresso espiritual).
A Umbanda prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza e a Deus. Respeitando todas as manifestações de fé, independentes da religião. Em decorrência de suas raízes, tem um caráter eminentemente pluralista, compreende a diversidade e valoriza as diferenças. Não há dogmas ou liturgia universalmente adotadas entre os praticantes, o que permite uma ampla liberdade de manifestação da crença e diversas formas válidas de culto.
Seu principal lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e fé.

 
Sincretismo - Muitos usam o sincretismo para poderem situar-se com os orixás. O sincretismo nada mais é do que relacionar o nome do orixá com um santo católico, por exemplo:
Oxalá
( Jesus Cristo )
Amor, caridade, fé, compaixão, simplicidade, humildade, benevolência, perdão, altruísmo. É o mais evoluído de todos os Orixás.
Bebiba - Água
Comida - Canjica Branca
Vela - Branca

Iemanjá ( Nossa Senhora )
Senhora do mar, mãe das águas. Comanda a falange da sereias, ondinas e entidades que trabalham na força do mar.
Bebiba - Champagne Branca
Comida - Manjar de côco
Vela - Azul


Oxum ( Nossa Senhora Aparecida )
Domina as águas doces (rios), comanda suas linhas transmitindo amor e fraternidade para seus filhos.
Bebiba - Vinho Branco Doce
Comida - Canjica Amarela


Iansã ( Santa Bárbara )
Guerreira, senhora dos trovões e das chuvas. Podemos sempre pedir proteção a ela para que tenhamos segurança em nossos caminhos e também em nossa vida.
Bebiba - Vinho Branco Doce
Comida - Farinha de milho com azeite de dendê e mel.
Vela - Amarela

Xangô ( São Jerônimo )
Representante da justiça divina, é também o Senhor do fogo, habita as pedreiras. Para quem precisa de justiça este é o orixá certo para pedir , pois é ele quem nos protege das injustiças desse mundo.
Na lei da Justiça: “Quem deve paga, quem merece recebe.”
Bebiba - Cerveja preta
Comida - Acém com Quiabo
Vela - Marrom

Ogum ( São Jorge )
Valente guerreiro, quebra as demandas e da proteção nos nossos caminhos. Ogum trabalha sob a Lei Divina e comanda também falanges de Exu, para que somente o bem seja feito em prol da Umbanda.
Bebiba - Cerveja branca
Comida - Frango Assado
Vela - Vermelha

Oxossi (São Sebastião)
Rei das matas, rege toda a linha de caboclos e caboblas.
Bebiba - Vinho Tinto
Comida - Mandioca com mel, milho cozido, frango assado, frutas
Vela - Verde
 
 
 

Comentários