Dia 17 de setembro, foi realizada a festa para Ibeji, o terreiro estava todo decorado com bexigas, muitos doces, muitos presentes, o tradicional caruru e claro as entidades, que vieram e fizeram à festa da criançada e dos adultos, que nesse momento também se transformam em crianças.
É a divindade que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independente do orixá que a criança carrega. Ibeji é tudo de bom, belo e puro que existe; uma criança pode nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, seu engatinhar, falar, seus olhos brilhantes.
Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconseqüente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos.
Salve a Ibejada!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSalve Cosme, Damião e Doum!!!!!!!!!!!!!!