FESTA DE IBEJI, COSME, DAMIÃO E DOUM DA TENDA

Dia 17 de setembro, foi realizada a festa para Ibeji, o terreiro estava todo decorado com bexigas, muitos doces, muitos presentes, o tradicional caruru e claro as entidades, que vieram e fizeram à festa da criançada e dos adultos, que nesse momento também se transformam em crianças.

Quando incorporam nos terreiros, são brincalhões, travessos, meigos e chorões. São entidades de grande atuação e força espiritual. Sempre se comenta nos terreiros que quando uma criança faz um trabalho, só ela tem o poder de tirar. Também têm grande poder de cura.
É a divindade que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independente do orixá que a criança carrega. Ibeji é tudo de bom, belo e puro que existe; uma criança pode nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, seu engatinhar, falar, seus olhos brilhantes.
Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconseqüente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos.

Comentários

  1. Breno e Natalia Carneiro19 de setembro de 2010 às 00:49

    Salve a Ibejada!!!!!!!!!!!!!
    Salve Cosme, Damião e Doum!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem para nós.