Vamos conhecer melhor nossas ervas, tão utilizadas em nossos terreiros???


Segundo a lenda, Ossain é o deus das plantas medicinais e litúrgicas. As ervas medicinais foram plantadas na terra por nossos Orixás, que se comoveram com o sofrimento humano e decidiram aliviá-los. Essas plantas tornaram-se símbolo de tudo que é curativo, revigorante e benéfico. Foram utilizadas para cura e poções, consideradas por um bom tempo, “mágicas”.
Por sua eficácia, serviram a muitas civilizações para fins terapêuticos e religiosos. Reinavam nos mosteiros medievais, levavam a representação da árvore da vida.
As ervas por suas propriedades excepcionais, sempre eram embebidas em mistério, mas os Orixás, detentores da sabedoria de como usá-las, arrumaram um “ jeitinho” para que não ficassem escondidas. E apesar dos grandes laboratórios com seus produtos sintéticos, como mágica, nossas ervas voltaram em pleno século XXI a ser moda.
Os cuidadores espirituais de nossas ervas, tornaram-as imprescindíveis, se adaptam em terrenos menos esperados e são indispensáveis para todos os males e até para nossa cozinha
Sua beleza é discreta, as folhagens elegantes, chamam atenção em suas cores, que vão do branco marfim ao colorido, do azul do alecrim, ao amarelo da arruda. Muitas vezes, esconde seu perfume no calor do dia, mas explode a noite. Cada perfume tem a sua propriedade: anti-sépticas, relaxantes, tonificantes.
Nós Umbandistas, temos o dever de conhecer as ervas, que são ensinadas e usadas pelas entidades.

Vamos então conhecer algumas?

Alecrim: (Rosmarinus Officinalis)
Perfume doce, intenso e muito refrescante. Usado no preparo de chás, banhos e ainda é ótimo contra traças.

Arruda: (Ruta graveolens)
Odor intenso, muito particular, usada em preparos de banhos, patuás, “mau olhado” e defumação sobre brasas.

Hortelã: (Mentha sativa)

Perfume penetrante, bálsamo canforado, refrescante, estimulante, energético e anti-séptico. Empregada em chás e água de cheiro. Além de fazer parte da culinária mundial.


"Todo Umbandista, deve plantar suas ervas particulares".

Continue nos acessando, que ainda tem muito mais...

Meu Axé a todos!

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem para nós.